Vivo e Claro são as principais candidatas a liderar o crescimento do celular em 2010. Oi e Tim terão que apresentar mudanças significativas no seu desempenho para que possam participar desta disputa.
A Vivo liderou o crescimento do celular em 2009 e a Claro em 2007 e 2008.
Em 2009, a Vivo conquistou a liderança em adições liquidas em dezembro, quando ultrapassou a Oi. Vivo e Claro costumam apresentar adições líquidas superiores às da Oi em datas comemorativas devido à venda de telefones celulares subsidiados.
Vivo e Claro lideraram o crescimento do celular no 2º semestre de 2009, enquanto a Oi, que liderou o crescimento do celular no 1º semestre com adições líquidas de 3,9 milhões de celulares viu este número cair para 2,2 milhões no 2º semestre, muito inferior aos 4,9 e 3,9 milhões da Vivo e da Claro no semestre.
O crescimento da Oi está sendo sustentado por São Paulo (região III) onde conseguiu 80% de suas adições líquidas no 2º semestre de 2009.
Com um market share de 12% dos celulares do estado (Dez/09) a Oi deve enfrentar dificuldades para manter este ritmo de crescimento em 2010. A Vivo superou a Oi em São Paulo em Dez/09 com adições líquidas de 400 mil celulares, contra 348 mil da Oi.
A Oi vem apresentando baixo desempenho na região I. onde pode perder a liderança para a Vivo em 2010. A diferença que separa a Vivo da Oi nesta região caiu de 4,4 milhões em 2008 para 1,6 milhões em 2009. A Oi não está também conseguindo acelerar o seu crescimento na Região II, situação que pode se tornar ainda mais delicada com a decisão da Oi de paralisar a integração com a BrT enquanto revê as condições de compra desta operadora.
A Tim por sua vez vem apresentando um desempenho inferior ao da Vivo e da Claro e está sendo afetada pelas dificuldades que enfrenta a Telecom Italia.
Vivo e Claro vêm seguindo estratégias semelhantes com investimento em 3G, crescimento da base póspaga e controle do churn. Estes são alguns dos fatores que colocam as duas operadoras em posição de vantagem para liderar o crescimento do celular em 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por deixar seu comentário.