A receita líquida do Grupo da América Móvil no Brasil (Claro, Embratel e Net) cresceu 8,9% em 2009 diminuindo a distância que a separa da receita do Grupo Telefonica/Vivo, que cresceu 1,1%, e da Oi (-0,2%).
O Grupo da América Móvil no Brasil foi também o que apresentou também a maior margem líquida (Lucro líquido/receita líquida).
Este resultado em 2009 foi fortemente influenciado pela Claro que apresentou lucro líquido de R$ 1,7 bilhões em 2009, graças a utilização de R$ 1,2 bilhões em créditos de imposto de renda e contribuição social diferidos de exercícios anteriores. O grupo da América Móvil no Brasil conseguiu, desta forma, apresentar em 2009 um lucro maior que o de Vivo/Telefonica.
Já a Oi, apresentou prejuízo devido a gastos não recorrentes de R$ 2,5 bilhões com a provisão de contingência para ações judiciais e com o processo de integração da BrT (mais detalhes).
Considerando o forte impacto de despesas extraordinárias nos resultados, a margem EBITDA mostra um retrato mais fiel da rentabilidade operacional destes grupos.
De qualquer forma, é impressionante a melhoria apresentada pelo grupo da América Móvil no Brasil nos últimos 5 anos. As três operadoras que compõe o grupo vem apresentando forte crescimento nos últimos anos em receita e colaborado para aumentar a rentabilidade do grupo.
Com a a incorporação da Embratel e da Net pela América Móvil, controladora da Claro, a tendência é de ocorrer uma fusão das três empresas no Brasil, formando uma operadora integrada com condições de aumentar a sua competitividade no mercado brasileiro. É bom lembrar que a fusão com a Net ainda depende de questões legais, em particular da aprovação do Projeto de Lei 29.
Diante deste cenário pergunta-se:
- O grupo da América Móvil (Claro, Embratel e Net) irá superar os demais em receita líquida?
- Qual dos 3 grupos (Telefonica, Oi e Telmex) possui a melhor estratégia para o mercado brasileiro?
- Como a entrada da Vivendi no mercado afeta este quadro?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por deixar seu comentário.