
Depois de duas panes nos sistemas de telefonia fixa, que interromperam inclusive os serviços de emergência, a Telefônica, por meio de comunicado oficial distribuído à imprensa nessa terça-feira,29/09, informa que está construindo uma rede de sinalização redundante para esses serviços, como Polícia (190), Ambulâncias (192) e Bombeiros (193). A implementação é gradual, cobrindo a cidade de São Paulo, a área metropolitana e o interior do Estado, com previsão de término em meados de 2010.
Os serviços de emergência foram gravemente afetados durante as duas panes registradas no serviço de telefonia fixa este ano. Em junho, uma falha humana afetou toda a rede de voz da operadora, levando pane às chamadas locais, de longa distância nacional e internacional, serviços 0800 e para call centers e chamadas para celulares.
No início de setembro,segundo a operadora, em decorrência das fortes chuvas, três centrais de sinalização, operadas pela Trópico, foram afetadas por descargas elétricas, dificultando o completamento de chamadas. A fornecedora, inclusive, assumiu a responsabilidade da falha.
Para evitar novas falhas, a Telefônica está ampliando o contingenciamento da rede de sinalização por canal comum, aquela que atende ao tráfego telefônico em todo o Estado de São Paulo. A operadora está implementando dois pares de pontos de gestão e transferência de tráfego de sinalização, que se somarão aos três pares já existentes. Leia a íntegra do comunicado da concessionária.
A Telefônica está acelerando o ritmo de implantação de um conjunto de melhorias na rede de voz para beneficiar os usuários dos serviços de telecomunicações em todos os municípios da área de atuação da empresa no Estado de São Paulo.
Entre as medidas adotadas, destaca-se a construção de uma rede de sinalização redundante para acesso aos serviços de emergência como Polícia (190), Ambulâncias (192) e Bombeiros (193). A rede de sinalização adicional, implementada gradualmente na cidade de São Paulo, área metropolitana e interior do Estado, estará totalmente concluída até meados de 2010.
A Telefônica está ampliando também o contingenciamento da rede de sinalização por canal comum (SS7), vital para cursar o tráfego telefônico em todo o Estado de São Paulo, com a implementação de dois pares de pontos de gestão e transferência de tráfego de sinalização, adicionais ao três pares já existentes.
A ação, que envolve configurações adicionais de segurança, contingenciamento nos pontos atuais e implementação de novos pontos, será desenvolvida até meados de 2010, com melhorias importantes concluídas até o final de 2009.
A empresa está implantando medidas adicionais de segurança física e lógica dos sistemas contingentes, bem como dos procedimentos utilizados para ampliação, operação e manutenção do sistema de telefonia do Estado de São Paulo, em especial em seus pontos mais sensíveis.
A Telefônica não poupará esforços, de qualquer tipo, para garantir que, mesmo em situações de extrema excepcionalidade como a ocorrida no dia 08 de setembro de 2009, o Estado de São Paulo conte, como sempre contou, com o melhor sistema de telefonia da América Latina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por deixar seu comentário.