quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Segurança Cibernética: Governo faz simulação de exercício de ataque e defesa


O governo vai reunir gestores e servidores da área de TI para insistir na importância da segurança da informação e comunicações. Além de ser uma espécie de curso sobre como montar uma política de segurança e tratar a gestão de risco, os servidores passarão por exercícios de ataque e defesa de rede.

"Criamos um Ministério XPTO e vamos fazer uma política de segurança da informação para esse ministério, uma análise de risco, a criação de equipes", explica o diretor do Departamento de Segurança da Informação e das Comunicações (DSIC) do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência, Raphael Mandarino Jr.

"É uma oficina mesmo. No ultimo dia vai ser apresentado o melhor plano. Além disso, a gente vai fazer um exercício. Vamos propor que o Ministério XPTO foi invadido e como é que se defende isso", adianta o diretor do DSIC.

Nos três dias do Congresso será apresentada a proposta brasileira de segurança cibernética, assim como visões internacionais do assunto. O evento terá palestras do vice-presidente do Grupo de Trabalho sobre Segurança da Informação e Privacidade da OCDE, Manuel Pedrosa de Barros, e do diretor de projetos mundiais de segurança cibernética da Microsoft, Andrew Cushman.

Outra linha será a discussão sobre os novos riscos à segurança com o advento da computação na nuvem, assunto que será abordado pelo gerente de novas tecnologias da IBM, Cezar Taurion, e por um convidado da Red Hat.

O Congresso de Segurança da Informação e Comunicações - SicGov 2009, será realizado de 5 a 7 de outubro, em Brasília, na Universidade Corporativa dos Correios. Informações e inscrições na página do DSIC (http://dsic.planalto.gov.br).


Comente a matéria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar seu comentário.

Pesquisar este blog