quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

PC lento? Nunca mais! - Olhar Digital

Programas ajudam PC a funcionar com maior velocidade e melhor performance

http://www.superdownloads.uol.com.br/...
http://www.superdownloads.uol.com.br/...
http://www.superdownloads.uol.com.br/...
http://www.superdownloads.uol.com.br/...
http://www.superdownloads.uol.com.br/...
http://olhardigital.uol.com.br/centra...

Nem todo mundo tem dinheiro para comprar um novo computador a cada dois ou três anos. Mas, o fato do seu PC não fazer mais parte do topo da cadeia não quer dizer que ele precise ficar jogado no canto, juntando poeira. Com algumas dicas e softwares específicos, é possível incrementar performance e fazer com que ele trabalhe melhor.

As primeiras dicas são óbvias, e a principal delas é a manutenção. Se você não costuma cuidar muito bem da máquina, é bom formatá-la e instalar o Windows novamente, do zero. No olhardigital.com.br, você assiste a uma matéria, ensinando como fazer isso. Depois de formatado, deixe sempre um anti-spyware ativado para evitar que programas maliciosos infectem a sua máquina. No olhardigital.com.br, a gente te dá links para baixar dois desses programas, gratuitamente.

Agora que seu computador está livre de qualquer praga, é hora de fazer uma faxina no equipamento. Todas as vezes que você instala um software qualquer, algumas informações são adicionadas nas pastas comuns do Windows. Com o tempo, muito lixo vai sendo acumulado ali, mesmo que você não tenha conhecimento dele. Além de ocupar espaço, esses dados afetam a velocidade da sua máquina. Para mandar tudo isso para a lixeira de vez, existe um programa chamado Revo Uninstaller. Basta executá-lo e pront você já vai perceber um ganho de performance, de cara. Tem ainda outro programa, o CCleaner, que elimina programas e arquivos duplicados, e pra completar, é bom rodar também o Smart Defrag, que desfragmenta as informações do seu HD. É como se ele organizasse as gavetas do seu computador, fazendo com que ele encontre as informações mais facilmente.

Pronto. Agora que a casa está em ordem, que tal dar uma incrementada em seu sistema operacional? A primeira dica é ativar os updates automáticos do Windows. Isso faz com que todas as correções de bugs, atualizações de segurança e de software sejam adicionados ao seu sistema, sem que você nem mesmo se preocupe. Para fazer isso, clique em Iniciar, Painel de Controle, e depois no ícone Atualizações Automáticas. Aqui, selecione a opção Automática.

É lógico que, com o tempo, algumas peças começam a se desgastar. É o caso do HD, por exemplo. Para checar a integridade de todos os elementos do seu computador, existe este outro programinha, o Burn In Test Tool. A versão gratuita vale por 30 dias, e ele executa uma série de testes nas diversas peças da sua máquina.

Mais uma dica: já viu que, quanto mais programas são inicializados junto com o sistema operacional, mais ele demora, certo? Pois com este programa aqui, o StartUp Delayer, você consegue fazer com que estes programas sejam inicializados de uma forma diferenciada. Assim, o sistema operacional é liberado para o uso mais rapidamente, e os programas secundários vão sendo inicializados aos poucos, sem comprometer toda a capacidade do sistema. É como se ele organizasse uma fila para a inicialização, e só começasse a atender o próximo programa quando o primeiro já estivesse concluído.

Com essas dicas, pode ter certeza: o seu computador ganhará bastante performance. Os links para baixar esses programas estão disponíveis no início da matéria.

Gestão em Tecnologia - www.mendestecnologia.com.br

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Office 2010: nova versão do pacote de aplicativos mais popular do mundo - Olhar Digital

Beta está disponível gratuitamente na web. Baixe agora!

http://www.microsoft.com/office/2010/...

2010 já está logo aí. E junto com o novo ano, uma nova versão do pacote Office também promete ser lançada pela Microsoft. O Beta já está disponível para testes. É claro que já baixamos e você vê agora as nossas primeiras impressões.

Apesar da versão Beta ainda estar longe de ser aquilo que a Microsoft promete em sua versão final, o pacote que baixamos, o Office Professional, já traz algumas mudanças no visual, algumas novas funções que nos chamaram atenção e alguns bugs acertados. A versão inclui Word, PowerPoint, Outlook, Excel, OneNote, Access, Publisher, InfoPath, SharePoint WorkSpace e Communicator. É claro que muitos dos usuários vão optar pela versão Home, um pouco mais compacta. Exatamente por isso, concentramos o nosso review nos aplicativos mais utilizados.

A Interface Ribbon, que foi o visual integrado na versão 2007 com muitos botões no topo, continua, firme e forte. Mas o povo reclamou e a Microsoft ouviu: o menu File, ou Arquivo, está de volta na versão 2010. A cor-padrão agora é prata, mas as opções azul e preto continuam por lá. O posicionamento dos botões também mudou um pouco, mas nada que um pouco de costume não resolva. E também, olha só: é possível aplicar alguns efeitos em fotos aqui mesmo, sem precisar utilizar nenhum editor de imagens. Não é nenhum photoshop, mas já dá aquela ajuda!

Ainda na parte de imagens, a turma adicionou o botão Screenshot. Agora, é possível tirar uma foto da própria tela do computador e adicioná-la em apresentações. E um outro detalhe que deve agradar os usuários do Word é um upgrade na função copiar/colar. Ao utilizar esse recurso, uma nova janela surge, fornecendo opções de formatação. Assim, o texto é copiado da forma que você quiser, sem trazer lixos ou formatações prévias das fontes originais.

O Office 2010 também será muito mais integrado à web. Na versão Beta isso ainda não está disponível, mas ele vai se conectar ao Office Web Apps e permitir que você acesse seus documentos de qualquer lugar. Com isso, é possível editar um texto em conjunto, mesmo a pessoa estando do outro lado do planeta. Basta que você a convide para ser co-autora de seus documentos. E a versão 2010 ainda oferece a opção de tradução de textos, sem a adição de plugins adicionais. É claro que traduções feitas por máquinas nunca são muito boas, mas já é uma ajuda para quem não domina muito bem outras línguas, né?

O Outlook modernizou-se. Adquiriu, finalmente, a interface Ribbon e aprendeu, de vez, a se integrar com as redes sociais. Ele deixou de ser apenas um leitor de feeds e emails para conectar-se ao Twitter e Facebook. Todas as atualizações podem ser vistas por aqui. Se você quiser testar o Office 2010, a gente dá a dica. O download está disponível na internet gratuitamente e o link está aqui, acima desse texto.

Comente a matéria

________________________________________
Mendes Telecom & Tecnologia
www.mendestecnologia.com.br

Todas as redes sociais em um só lugar: Zooloo - Olhar Digital

Site facilita updates e reúne Facebook, Twitter, email e muito mais em uma única página

http://www.zooloo.com/

Twitter, Facebook, Orkut, Linked In, Myspace a lista de redes sociais existentes por aí quase não tem fim. E, normalmente, quem curte essa história nunca escolhe uma única rede para participar. Pelo contrário: parece que o lema é: quanto mais, melhor! O difícil é gerenciar todas elas, sem deixar que nenhuma fique desatualizada, certo? Pois conheça este site aqui. Ele não só reúne as suas redes sociais em um único espaço como te dá, também, a possibilidade de exibir feeds e outros widgets como previsão do tempo, álbum de fotos e player de música, na mesma página.

Para ter acesso a tudo isso, basta fazer um cadastro. O serviço é gratuito e todo o processo é bastante intuitivo. O usuário é direcionado pelas páginas, até que possa cadastrar todos os serviços que quiser. Um dos mais legais é este aqui. Você escreve a sua mensagem e pode enviá-la ao mesmo tempo para o Twitter, o Facebook, o Myspace e para a própria rede do Zooloo. Você pode, também, acessar os seus emails por aqui, ler os feeds por aqui, e até o MSN pode ser adicionado em uma janela. É o resumo de toda a sua atividade social na internet, em um só lugar.

Se você é do tipo que passa o dia brincando nas redes sociais, já entendeu o tanto que esse site pode ser útil, né? Para acessá-lo, é só clicar no link acima desse texto.

Comente a matéria

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

3G: Qual operadora oferece o melhor serviço? Olhar Digital

A gente testou os serviços em São Paulo; veja o resultado

http://www.sinal3g.com.br/
http://www.speedtest.net/

Superando todas as expectativas iniciais, o Brasil deve fechar 2009 com algo entre 7 e 8 milhões de terminais de internet móvel, entre celulares e modems, segundo a consultoria Teleco. Só em outubro, o aumento foi de 1,2 milhão de aparelhos. Não há dúvida da grande demanda por internet móvel no país, mas será que os serviços oferecidos estão à altura? Para responder a esta pergunta, fomos às ruas de São Paulo testar a conexão 3G das quatro operadoras que cobrem a cidade: Vivo, Oi, Claro e Tim.

Os quesitos avaliados foram: cobertura, estabilidade e velocidade das conexões. Para garantir igualdade de condições no teste, usamos o mesmo modem para todas as operadoras, o Bandluxe C178, e um Macbook, da Apple. Definimos 3 pontos-chave da cidade de São Paulo para testar as conexões na rua : a praça Silvio Romero, no Tatuapé, a av. Paulista, perto do parque Trianon, e a Av. Roberto Marinho, no Brooklin. Nesse locais, estávamos estacionados, mas, também experimentamos navegar na internet nos 4 serviços com o carro em movimento, circulando pela cidade.

Começamos dirigindo pela região do Parque do Ibirapuera até a 23 de Maio. No viaduto, a conexão da TIM ficou instável, caiu e retornou apenas na Avenida Alcântara Machado, na Mooca, após 5 tentativas. Em seguida, circundamos o Shopping Metrô Tatuapé e ruas vizinhas.

Nessa região, a Claro apresentou uma conexão lenta, não conseguimos encontrar sinal com facilidade. A Vivo até apresentou uma conexão estável, mas a velocidade não foi lá essas coisas: variou entre 40 e 95 kbps. A Oi nem apresentou sinal, e aqui tiramos nossa primeira conclusão: os serviços 3G em São Paulo são bastante heterogêneos, variam bastante quando se está em movimento.

Chegamos à Praça Sílvio Romero, no bairro do Tatuapé. A Tim demorou um pouco para conectar, mas apresentou um sinal estável e conseguiu atingir uma boa velocidade: 843 kbps. Conseguimos assistir a vídeos numa boa, nem chegou a bufferizar. Já com a Claro, percebemos que a velocidade aumentou ao ficarmos parados num mesmo lugar, mas o sinal continuou oscilando. Atingiu máxima de 146 kbps. Com o modem da Vivo, tivemos muita dificuldade para encontrar a rede 3G. Na primeira tentativa, conseguimos a velocidade de 109 kbps. Na segunda tentativa, o padrão de rede caiu de EDGE para GPRS e pegamos velocidade de 17 kbps – a pior de todo o teste. A terceira tentativa foi melhor: velocidade de 237 kbps. A Oi, simplesmente, não possui cobertura 3G na região. Achou apenas o padrão EDGE. Velocidade máxima de 138 kbps e mínima de 38 kbps. Uma lentidão desesperadora.

Resumo das conexões na Sílvio Romero (velocidades máximas):

TIM: 843 kbps
Claro: 146 kbps
Vivo: 109 kbps
Oi: 138 kbps

Próxima parada: Avenida Paulista. A TIM encontrou rapidamente a rede 3G e atingiu velocidade máxima de 507 kbps. Em movimento, porém, a velocidade cai um pouquinho e fica entre 300 e 400 kbps. A Claro teve dificuldade para encontrar conexão, mas a velocidade foi razoável: 595 kbps. Em movimento, esse status continua bom. Aqui, a Vivo encontrou rapidamente a rede 3G e ainda registrou velocidades excelentes: bateu picos de 1045 kbps. Em movimento as velocidades foram bem menores: entre 399 e 623 kbps. A Oi, novamente, decepcionou: não encontramos rede 3G da operadora em plena Avenida Paulista! A velocidade máxima foi de 132 kbps, no padrão EDGE. Em movimento, as velocidades encontradas foram de 70 e 102 kbps.

Resumo das conexões na Av. Paulista (velocidades máximas):

TIM: 507 kbps
Claro: 595 kbps
Vivo: 1045 kbps
Oi: 132 kbps

Nossa última parada foi na Avenida Roberto Marinho, zona Sul da cidade. E nem a chuva nos fez desistir dos testes. A TIM conectou com rapidez na rede 3G. as velocidades foram boas: 657 e 777 kbps. A Claro conectou com muita rapidez e bateu recorde de velocidade do teste: 1113 kbps na primeira tentativa e 1096 kbps na segunda tentativa. Com a Vivo, foi difícil encontrar sinal, e a conexão foi bem lenta nas 3 primeiras tentativas: 173, 187 e 184 kbps. Mas a quarta e quinta tentativas foram boas: 837 e 855 kbps. A Oi? Bom... aqui também, o resultado foi o mesmo: nada de rede 3G. Velocidades entre 19 e 53 kbps no padrão EDGE.

Resumo das conexões na Av. Roberto Marinho (velocidades máximas):

TIM: 777 kbps
Claro: 1113 kbps
Vivo: 855 kbps
Oi: 53 kbps

A nossa conclusão final é a seguinte: o serviço 3G no Brasil precisa melhorar e muito! Basta pensar que esse teste foi feito na maior cidade do país... e mesmo aqui a qualidade dos serviços deixa tanto a desejar que é impossível selecionar um vencedor. Em muitos locais onde determinada operadora pode ter bom desempenho, outras mal seguram as conexões por alguns minutos. Mesmo entre uma única operadora, o serviço não é homogêneo na cidade. Nossa recomendação é que, antes de contratar uma banda larga móvel, avalie o serviço em seu bairro ou bairros onde mais pretende usá-la. Mesmo assim, não há garantia de estabilidade. Mas num panorama geral, o cenário é o seguinte: a Claro, que não vinha obtendo resultados satisfatórios logo na estréia do serviço, há 2 anos, e recebeu muitas reclamações, mostrou sensível melhora em velocidade e estabilidade. Mas os resultados ainda são muito divergentes. A Vivo apresentou bom equilíbrio entre qualidade de sinal e cobertura, mas ainda deixa a desejar em muitas áreas da cidade. A TIM tem cobertura bem menor que Claro e Vivo, mas o sinal costuma ser mais forte e as conexões caem menos. Quanto à Oi, estamos até agora nos perguntando onde estaria o seu 3G...

Quer saber como anda o 3G na sua região? Então acesse os links acima, que te levam a um site que traz um mapa do Brasil com informações da cobertura 3G em todos os estados. O mapa é colaborativo, e você também pode deixar as suas impressões e experiências com as conexões de dados. E o SpeedTest te permite fazer o teste de velocidade onde quer que você esteja. Acesse, confira e colabore!

Comente a matéria

Sua foto com milhões de megapixels - Gigapan - Olha Digital

Um truque faz com que sua imagem revele detalhes mínimos

http://www.gigapan.org/
http://gigapan.org/gigapans/37994/

Se você é do tipo que adora uma foto e já fica contente com aquelas comuns, tiradas em aniversários ou viagens, então pode ter certeza que ficará impressionado com uma nova maneira de registrar os momentos bacanas: é a Gigapan, um sistema feito sob medida para tirar fotos gigantes. É como se a sua câmera tivesse capacidade para capturar milhões de megapixels e registrasse detalhes mínimos à sua frente.

Wagner Martins, sócio-diretor da Espalhe, explica "A gente conheceu a tecnologia na posse do Obama. É um grupo que junto com a MIT, a NASA e o Google, desenvolveram a tecnologia desse braço robótico. Então, o grande lançamento da tecnologia foi uma foto gigantesca que eles fizeram na posse do Obama e que você podia ver toda a esplanada lá de Washington e no evento todo você podia ir no detalhe de cada uma das pessoas que estavam lá."

A Gigapan é, na verdade, um monte de fotos tiradas ao mesmo tempo e coladas por um software próprio. Elas, juntas, formam uma única imagem, gigante. Um simples tripé sustenta o cérebro do sistema. Aqui, nesses botões, o fotógrafo define a abrangência da foto que ele quer tirar, ou seja: onde a imagem vai começar e onde ela vai terminar. Tudo é definido por meio de ângulos pré-determinados, além da abertura e exposição da lente da câmera. Quando a programação está completa, basta acionar um botão e a câmera sai fotografando tudo o que foi selecionado.

"Tem dois modelos do Gigapan. Tem um modelo que é para câmera caseira, mas você também pode fazer com câmeras mais profissionais que tem um zoom mais potente. Quanto mais potente for o seu zoom, quanto mais potente for a sua objetiva, mais impressionante vai ficar a foto", diz Wagner Martins

É possível clicar até mil fotos para formar uma única imagem, mas esse número varia de acordo com o tamanho da imagem que você programou. Quanto mais fotos e melhor for sua câmera, mais detalhes você conseguirá. E não vá achando que este tripé especial e o software da Gigapan têm preços de outro mundo, pelo contrário. Os fabricantes tiveram sempre o usuário final em mente durante o desenvolvimento do produto, seja pelo preço do aparelho, seja pela facilidade de manuseá-lo.

"A versão mais simples, acho que custa US$ 300 e a versão que a gente comprou que é um pouco mais robusta para suportar um peso de uma câmera profissional custa US$ 500", afirma Wagner Martins.

E é lógico que nós resolvemos experimentar o equipamento. Fomos até o terraço do prédio do Banespa, no Centro de São Paulo, e posicionamos a GigaPan para tirar uma foto panorâmica da cidade. E se você é do tipo que adora passar tempo em frente ao computador, preparamos uma brincadeira. Um integrante da nossa equipe, ficou tomando canseira lá embaixo, segurando o banner do Olhar Digital para sair bonito na foto! Quer achá-lo no meio da multidão? Então clique no link acima e procure-o na foto. Você também terá acesso a um portal com várias fotos gigantes para você se divertir. Corre lá!

Comente a matéria

Gestão de TI, Redução de custos telecom, consultoria web mkt, criação, hospedagem e divulgação de sites: http://www.mendestecnologia.com.br

Notícias do mundo sobre tecnologia, ciência e ufologia: http://www.mendestecnologia.blogspot.com e http://www.twitter.com/mendestelecom ou @mendestelecom

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Organização cria cartilha de segurança para redes sociais


Organização cria cartilha de segurança para redes sociais

A organização do DISI (Dia Internacional de Segurança em Informática) publicou em seu site uma cartilha com várias recomendações de segurança aos usuários de redes sociais. Atualmente, cerca de 29 milhões de brasileiros usam as redes e o grande número aumenta também os riscos em relação aos cibercriminosos.

Elaborado pelo Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (Cais) o documento traz dicas de como utilizar sites como Orkut, Twitter e Facebook de forma segura. As principais recomendações são em relação às senhas: criar senhas com pelo menos oito caracteres, misturando letras, números e sinais e trocá-las com freqüência. Amigos: sempre ficar atento na hora de aceitar um novo amigo e tentar reconhecer fotos e informações da pessoa. Atalhos: sempre ter cautela com os encurtados de URL, pois o usuário pode sem saber ser direcionado a sites maliciosos. Nunca divulgar informações pessoais, como endereço, telefones, e-mail e dados bancários é outra dica.

Quer ter acesso a cartilha? Basta entrar neste link: http://www.rnp.br/eventos/disi/2009/

Brasil é o país que mais envia spam no mundo


Brasil é o país que mais envia spam no mundo

Não é novidade que o Brasil sempre aparece na lista dos países que mais enviam spams. Mas, dessa vez, conseguimos alcançar a ingrata primeira colocação no ranking formulado pela Cisco.

O Brasil registrou, de acordo com o relatório, um aumento de 192% na quantidade de mensagens maliciosas em 2009, se comparado com o ano passado. Mesmo com uma queda de 20% em relação a 2008, os Estados Unidos figuram na segunda colocação.

De janeiro a maio deste ano, segundo pesquisa da Sophos, o Brasil se manteve na segunda colocação, atrás dos americanos. À época, a China aparecia na terceira posição. A lista com os 10 países com maior quantidade de envio de spams ainda tem a presença da Índia, Coreia do Sul, Turquia, Vietnã, China, Polônia, Rússia e Argentina.

Aulas de segurança na web tornam-se obrigatórias


A Grã-Bretanha tornará obrigatória lições de segurança na Internet para crianças maiores de 5 anos. O programa visa retomar as campanhas sobre segurança do passado e é parte da estratégia "Clique com Inteligência, Clique com Segurança", que produzirá diretrizes para o governo, indústria e instituições de caridade sobre como proteger as crianças usando a rede mundial.

Segundo informações do governo, 99% das crianças britânicas entre 8 e 17 possuem acesso à Internet e pesquisas apontam que 18% dos jovens cruzam com conteúdo online “perigoso ou inapropriado”.

Os novos planos esboçados pelo Conselho para Segurança da Criança na Internet, composto por 140 organizações, incluindo Google, Microsoft e Bebo, tornam as lições de segurança online obrigatórias a partir de setembro de 2011.

Comente a matéria

____________________________________________
Consultoria em Web Marketing - www.mendestecnologia.com.br

Vevo, o canal oficial de clipes na internet


Universal, Sony e EMI juntaram forças com o Google para fundar o maior canal de videoclipes do mundo. O Portal, chamado Vevo, conta com o acervo das três maiores gravadoras do mundo e aguarda com a finalização do acordo com a Warner, que vai ampliar ainda mais a set list do canal.

O Vevo será oficialmente inaugurado amanhã, 09 de dezembro, e contará com o acervo dessas gravadoras gratuitamente. São cerca de 15 milhões de visitas que o YouTube recebe através dos clipes de artistas dessas empresas. O novo portal não aceitará conteúdo criado pelos usuários, mas continuará permitindo a visualização gratuita dos vídeos.

Segundo Doug Morris, presidente da Universal, esse mecanismo dará novamente as gravadoras, o controle dos clipes. Somando, as quatro empresas representam 80% da produção mundial. Até o final de 2009, o Vevo contará com mais de 30 mil vídeos.

_____________________________________________
Fique atualizado sobre tudo que acontece com a tecnologia mundial, siga nosso twitter: www.twitter.com/mendestelecom ou @mendestelecom



2014: o ano do Bluetooth e Wi-Fi


O ano de 2014 será bem diferente para a tecnologia usual da telefonia celular. Segundo a ABI Research, sete em cada dez aparelhos terão Bluetooth. E mais, os usuários poderão se conectar através do Wi-Fi Direct.

Serão dois bilhões de chipsets Bluetooth no mercado, sendo que a metade da produção vai equipar celulares e smartphones. Também em 2014, serão quase 1,5 bilhão de chipsets Wi-Fi, sendo que um terço dessa produção vai para a telefonia móvel. A empresa prevê ainda que no mesmo ano o Bluetooth será encontrado em 70% dos celulares no mundo e em 83% de todos os netbooks.

Comente a matéria

___________________________________________________
Economize até 90% em sua conta telefônica com nossas soluções telecom - www.mendestecnologia.com.br


terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Carro ecológico tem foco na aerodinâmica


Com um olho focado na tecnologia verde e o outro focado em design e alta performance, o designer de automóveis alemão Daniel Fitzgerald desenvolveu um carro-conceito que ganhou o nome de Laminar 2. Ele pode carregar até 3 passageiros e é movido por 2 motores elétricos abastecidos por uma bateria de íons de Lítio - que podem ser carregadas rapidamente, ao contrário dos modelos de bateria já existentes para este segmento.

Mas o mais impressionante desse carro-conceito é a sua flexibilidade aerodinâmica. A asa dianteira é móvel e, dessa forma, é possível aumentar ou diminuir a "downforce" de acordo com a necessidade momentânea. O carro também traz um chassi inspirado nos carros de corrida e, por isso, todo o fluxo de ar é pensado para que o mínimo de energia seja necessária para movimentar o automóvel.

Facebook cria conselho de segurança da internet


O Facebook formou um conselho com cinco organizações de segurança da internet para trabalhar sobre questões relacionadas à segurança on-line. A primeira tarefa será supervisionar a análise do conteúdo de segurança na área de ajuda ao usuário do Facebook e as organizações participantes são Common Sense Media, ConnectSafely, WiredSafety, Childnet International e The Family Online Safety Institute. A empresa planeja se reunir regularmente com os membros para revisar os recursos seguros existentes fornecidos aos usuários, desenvolver novos conteúdos e pedir opiniões sobre as melhores práticas de segurança em geral. O site de redes sociais e o seu concorrente MySpace, da News Corp, têm acordos com procuradorias gerais dos Estados norte-americanos para aumentar os esforços para proteger seus usuários mais jovens contra abusos.

___________________________________________________________________

Gestão de TI, Redução de custos telecom, consultoria web mkt, criação, hospedagem e divulgação de sites: http://www.mendestecnologia.com.br

Notícias do mundo sobre tecnologia, ciência e ufologia
Blog: http://www.mendestecnologia.blogspot.com
Site: www.mendestecnologia.com.br
Twitter: http://www.twitter.com/mendestelecom ou @mendestelecom

Além do nosso blog, notícias sobre o mundo da tecnologia, ciência e ufologia podem ser vistas em nosso site


Além de se manter informado sobre o Mundo da Tecnologia, Ciência e Ufologia pelo nosso blog: http://www.mendestecnologia.blogspot.com, e nosso twitter: www.twitter.com/mendestelecom ou @mendestelecom, ou ainda nosso canal do youtube: www.youtube.com/mendestelecom você poderá se manter informado pelo nosso site: http://www.mendestecnologia.com.br/index1.asp?nip=PU9_&qm=p&ed=1&c=57&nm=ReportagenssobreTecnologiaCienciaeUfologia&ter=apn76

Fique conectado!

Sua foto com milhões de megapixels - Gigapan - Olha Digital

Um truque faz com que sua imagem revele detalhes mínimos

http://www.gigapan.org/
http://gigapan.org/gigapans/37994/

Se você é do tipo que adora uma foto e já fica contente com aquelas comuns, tiradas em aniversários ou viagens, então pode ter certeza que ficará impressionado com uma nova maneira de registrar os momentos bacanas: é a Gigapan, um sistema feito sob medida para tirar fotos gigantes. É como se a sua câmera tivesse capacidade para capturar milhões de megapixels e registrasse detalhes mínimos à sua frente.

Wagner Martins, sócio-diretor da Espalhe, explica "A gente conheceu a tecnologia na posse do Obama. É um grupo que junto com a MIT, a NASA e o Google, desenvolveram a tecnologia desse braço robótico. Então, o grande lançamento da tecnologia foi uma foto gigantesca que eles fizeram na posse do Obama e que você podia ver toda a esplanada lá de Washington e no evento todo você podia ir no detalhe de cada uma das pessoas que estavam lá."

A Gigapan é, na verdade, um monte de fotos tiradas ao mesmo tempo e coladas por um software próprio. Elas, juntas, formam uma única imagem, gigante. Um simples tripé sustenta o cérebro do sistema. Aqui, nesses botões, o fotógrafo define a abrangência da foto que ele quer tirar, ou seja: onde a imagem vai começar e onde ela vai terminar. Tudo é definido por meio de ângulos pré-determinados, além da abertura e exposição da lente da câmera. Quando a programação está completa, basta acionar um botão e a câmera sai fotografando tudo o que foi selecionado.

"Tem dois modelos do Gigapan. Tem um modelo que é para câmera caseira, mas você também pode fazer com câmeras mais profissionais que tem um zoom mais potente. Quanto mais potente for o seu zoom, quanto mais potente for a sua objetiva, mais impressionante vai ficar a foto", diz Wagner Martins

É possível clicar até mil fotos para formar uma única imagem, mas esse número varia de acordo com o tamanho da imagem que você programou. Quanto mais fotos e melhor for sua câmera, mais detalhes você conseguirá. E não vá achando que este tripé especial e o software da Gigapan têm preços de outro mundo, pelo contrário. Os fabricantes tiveram sempre o usuário final em mente durante o desenvolvimento do produto, seja pelo preço do aparelho, seja pela facilidade de manuseá-lo.

"A versão mais simples, acho que custa US$ 300 e a versão que a gente comprou que é um pouco mais robusta para suportar um peso de uma câmera profissional custa US$ 500", afirma Wagner Martins.

E é lógico que nós resolvemos experimentar o equipamento. Fomos até o terraço do prédio do Banespa, no Centro de São Paulo, e posicionamos a GigaPan para tirar uma foto panorâmica da cidade. E se você é do tipo que adora passar tempo em frente ao computador, preparamos uma brincadeira. Um integrante da nossa equipe, ficou tomando canseira lá embaixo, segurando o banner do Olhar Digital para sair bonito na foto! Quer achá-lo no meio da multidão? Então clique no link acima e procure-o na foto. Você também terá acesso a um portal com várias fotos gigantes para você se divertir. Corre lá!

Comente a matéria

Gestão de TI, Redução de custos telecom, consultoria web mkt, criação, hospedagem e divulgação de sites: http://www.mendestecnologia.com.br

Notícias do mundo sobre tecnologia, ciência e ufologia: http://www.mendestecnologia.blogspot.com e http://www.twitter.com/mendestelecom ou @mendestelecom

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Profissões digitais: designer de interação

A designer brasileira Juliana Ferreira faz parte da equipe de desenvolvimento da Nokia e ensina os principais focos de produção da profissão

Se hoje você tem um celular touch screen, ou um computador do tamanho de um caderno, ou uma TV que exibe imagens em 3 dimensões, é porque uma série de profissionais passam os dias literalmente viajando nas idéias para que novos produtos até então inimagináveis ganhem as prateleiras. No mundo dos celulares, esse tipo de pesquisa é bem avançado. Para você ter uma ideia, já tem gente imaginando aparelhos que identificam seus amigos em uma pista de dança utilizando a realidade aumentada, ou que têm projetores embutidos capazes de fazer o papel da TV, na sua sala de estar. Ou uma viagem ainda maior, que transforma este aparelho que servia apenas para conversar em uma pulseira ecológica, que tem a bateria recarregada pelo sol e ainda se modifica como um camaleão para combinar melhor com a roupa do dia.

Protótipos como esses são baseados em pesquisas realizadas em diversas partes do mundo. Profissionais entrevistam pessoas de todos os lugares. Perguntam como eles acham que os produtos deveriam ser, que novas funções deveriam trazer. E aí, nessas conversas, alguém pode dizer, por exemplo, que seria muito legal se o celular mudasse automaticamente para o estado silencioso se fosse virado de cabeça pra baixo. Ou, quem sabe, se o telefone tivesse uma tela personalizável, as pessoas não se identificariam melhor com o produto? Estes são apenas dois exemplos do mundo real. São funcionalidades que foram incorporadas a este aparelho celular e que vieram exatamente dessas pesquisas e observações mundo afora. A brasileira Juliana Ferreira faz parte da equipe que estudou e desenvolveu algumas dessas aplicações. Ela é uma designer de interação. A função dela é entender como pessoas usam os produtos e serviços e, a partir daí, sugerir maneiras para que elas os utilizem de forma mais fácil e divertida.

A gente começa observando tendências. É por isso que a gente utiliza de muitos pesquisadores e antropólogos, disse Juliana Ferreira, designer de interação da Nokia.

Há 7 anos, Juliana mora na Inglaterra e hoje, integra a equipe de desenvolvedores e pesquisadores de uma grande fabricante de celulares. Foi a equipe dela integra que desenvolveu o conceito da tela inicial deste e dos futuros aparelhos a serem lançados pela empresa. Agora, a tendência é personalizar as homes dos telefones.

A gente vem fazendo isso a mais de dois anos, observando essas pessoas e conversando com elas. E tentando entender quais são as suas motivações para que elas queiram personalizar sua experiência no celular, analisou.

Assim, o homem de negócios interessado em cotações da bolsa pode utilizar o mesmo aparelho do jovem que quer ouvir música, ou ainda do blogueiro que quer escrever o seu post em primeira mão. Os aparelhos são os mesmos, mas com caras completamente diferentes, que refletem os desejos e os interesses do seu dono.

O mais importante é que, a todo o momento, a gente está envolvendo as pessoas. Por que a tecnologia que a gente quer desenvolver é humana. Aliás a tecnologia não é o centro principal, ela é só um veículo para possibilitar essa experiência única para as pessoas, afirmou a designer.

Comente esta matéria

Gestão em TI acesse: www.mendestecnologia.com.br

Publicidade na internet cresce 24,7% em setembro


O Inter-meios divulgou ontem, 1 de dezembro, que os investimentos em publicidade feitos na internet brasileira cresceu em 24,7%, cerca de R$ 87,8 milhões em propaganda e marketing online.

Entre os meios de comunicação que mais faturam com publicidade, a internet empatou com o rádio, obtendo 4,3% dos investimentos publicitários no Brasil. Assim como em agosto, a internet foi o canal que mais cresceu.

No geral, o mercado publicitário nacional cresceu 3%, gerando R$ 2 bilhões. A televisão continua sendo o de maior faturamento entre todos, dominando as propagandas em 60,7% de participação no meio publicitário.

Microsoft lança o MSN Juku ao estilo Twitter


Baseado no Windows Live Messenger, a Microsoft lançou mais um serviço para ampliar as funções de rede social conectadas ao programa de conversar online.

Chamado de MSN Juku, e disponível apenas na China, o novo serviço está em fase de testes e permite aos usuários publicar mensagens de 140 caracteres em uma tela de atualizações, que rola os posts mais antigos para a direita.

A empresa nega parentesco com o Twitter e também afirma que a nova plataforma de bate-papo não é um microblog, mas os 140 caracteres possíveis para digitar, não deixam dúvidas sobre a inspiração do novo software.

O serviço, assim como o Messenger, tem jogos online, fotos para perfil e permite acesso a páginas de outros usuários, podendo adiciona-los como amigos.

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Olhar Digital: Pérolas da Internet

Sites que explicitam o que há de mais bizarro no mundo online

http://www.perolasdoorkut.com.br/
http://www.tolicesdoorkut.com/
http://www.failblog.org/
http://www.peopleofwalmart.com/
http://photoshopdisasters.blogspot.com/
http://www.perolasdoyoutube.net/


A internet está recheada de coisas diferentes, não é mesmo? Coisas estranhas, inusitadas e bizarras não param de aparecer pela web, e a cada dia surge uma foto ou vídeo engraçado que se torna um sucesso num piscar de olhos. E este Olhar na Web tratou de facilitar sua vida ereuniu diversos sites que publicam esse tipo de conteúdo, confira!

A premissa do Orkut é a de ser uma rede de relacionamentos na qual você encontra amigos, familiares e por aí vai. Mas também é a oportunidade perfeita para tirar um sarro das fotos postadas por alguns usuários, como esta em que os caras se divertem tomando banho num córrego. É no mínimo diferente, não é mesmo? Quem reúne tudo isso é o Pérolas do Orkut, que funciona de modo colaborativo. Se você viu alguma imagem engraçada no perfil de alguém e quiser compartilhar, é só mandar para eles. O portal ainda conta com um sistema de votação e comentários nas fotos. O Tolices do Orkut funciona de modo parecido, mas eles preferem tirar uma onda dos comentários feitos nas diversas comunidades. Tem cada pergunta que é difícil de acreditar.

O Fail Blog tem a missão de juntar o que há de mais curioso na web, seja em vídeo ou em foto. O blog divulga vários flagras engraçados, como o deste jogador de futebol. Ou então o pequeno acidente gravado pela garotinha. O site ainda permite que você divulgue os posts diretamente no Twitter ou Facebook, por exemplo.

Ir ao supermercado normalmente é uma tarefa não muito agradável. Mas a galera deste site resolveu tornar essa experiência um pouco mais divertida. Eles vão a uma grande rede de supermercados dos Estados Unidos e tiram diversas fotos das pessoas mais esquisitas que passam por lá. Podemos dizer que é um estilo mais ousado do que o outro.

E quem nunca viu uma capa de revista distorcida pelo exagero no uso de algum editor de imagens? Bom, o Photoshop Disasters é mestre em achar fotos nas quais o braço da pessoa está fora do lugar, a mão está desfigurada. As vezes a photoshopada é tão bizarra que até deixa a modelo com um olhar nada sensual. E se você gosta dos vídeos mais bombados da web, não pode deixar de entrar no Pérolas do YouTube. O site comporta os vídeos mais falados do momento, como este da garota do HOT-DOG

Se você quer se divertir e rever as dicas que passamos, basta clicar nos links acima desse texto. Não perca mais tempo!

2009 é o ano do Twitter


Nem a gripe suína ou o presidente Obama foram concorrentes ao Twitter no ano de 2009. Uma pesquisa divulgada no domingo, 29 de novembro, pelo The Global Language Monitor, apontou que o microblog mais popular do mundo é a principal citação feita na internet durante todo esse ano.

Recentemente o Twitter chegou a ser a rede social mais utilizada no Brasil, ultrapassando o Orkut, que tinha seu domínio desde 2004. Para ver o ranking completo, acesse a página do Global Language Monitor.

Banda larga móvel cresce acima das expectativas


O mercado de banda larga móvel no Brasil deve fechar o ano de 2009 com quase oito milhões de aparelhos capazes de oferecer conectividade à rede. Dados foram divulgados hoje, 30 de novembro, pela Huawei, empresa de banda larga móvel.

O número supera as previsões da consultoria Teleco entre um milhão e dois milhões de unidades, em divulgação feita em outubro. Segundo a empresa o comportamento registrado em outubro foi atípico, já que no mês passado houve adesão de 1,2 milhão de aparelhos WCDMA à base nacional. O mês de outubro foi encerrado com 6,1 milhão de aparelhos de banda larga móvel na mão de consumidores.

A equipe do Olhar Digital foi às ruas de São Paulo para testar a conectividade dos aparelhos oferecidos hoje no País. A matéria será divulgada no próximo programa, domingo, às 15h45, na Rede TV!

Ser pago para ver propaganda na TV?


Você estaria disposto a ver mais publicidade na TV ou internet, ouvir mais anúncios nas rádios e em outros meios de comunicação, caso ganhasse algo em troca ou pago por isso? Uma pesquisa mundial, realizada com 8,6 mil pessoas em 11 paises, revelou que as pessoas acreditam que há publicidade demais na mídia e mais de 40% dos entrevistados estariam dispostos a aceitar mais anúncios se essa medida reduzisse os custos.

Em países como Espanha, Austrália, EUA, Reino Unido e China, a idéia se mostrou bastante popular. Quem coordenou a pesquisa foi o grupo de marketing Synovate, que ao termino da pesquisa considerou a idéia digna de ser analisada pelas empresas de publicidade.

Quanto à mídia mundial favorita, a Internet foi considerada como veículo mais indispensável por 70% dos entrevistados.

Pesquisar este blog