Entenda como Google, Yahoo! e Bing trazem as informações que você procura
Todo o mundo pesquisa em buscadores. Hoje, são mais de 200 milhões de sites indexados e mais de 2 milhões de usuários navegando e fazendo buscas, a todo momento. Você imagina o tamanho desse arquivo que é a internet? E como fazer para procurar uma determinada informação em meio a tanto conteúdo?
Antes de um mecanismo de busca dizer a você onde um arquivo ou documento está, ele deve, primeiro, ser indexado ou encontrado por esse buscador. Para captar informações em centenas de milhões de páginas da web, um mecanismo de busca emprega robôs especiais, as chamadas aranhas, que vão navegando pelas páginas e construindo listas de palavras encontradas nesses sites. O buscador só precisa dar uma lista inicial de sites normalmente, os mais relevantes da rede -, para que a aranha vá, de link em link, até vasculhar toda a teia. Por isso, se você quer que o seu blog ou site seja localizado pelo buscador, o melhor caminho é deixar o seu link em alguma outra página que já faça parte dessa teia mapeada pelo buscador.
Esse robô é um grande mecanismo de rastreamento que vai entendendo as páginas da internet, entendendo as principais informações que ela traz. Ele entende, por exemplo, o número de páginas que estão levando para esse site, o número de sites que referenciam outro site, se a propriedade dessas informações tem alguma relação que seja bem profunda. Então, ele é um robô que entende uma série de informações e que rastreia, indexa e traz para você, de forma automática, essa melhor relevância. E esse é o grande segredo da busca, explica a gerente geral da área de Serviços Online da Microsoft Brasil, Carolina Aranha.
Quando o Google iniciou sua varredura na rede, em 1999, eram apenas 3 aranhas que mantinham, cada uma, cerca de 300 conexões com páginas da web abertas ao mesmo tempo. Na prática, isso significa rastejar sobre 100 páginas a cada segundo. Hoje, essa velocidade é muito maior. Os números atuais são segredo de estado. Ninguém divulga.
As palavras que estão no título e subtítulo, além das chamadas metatags que são aqueles termos que você define para categorizar a sua página são as mais importantes para as aranhas. São elas quem vão determinar a importância daquela página, e seu conseqüente destaque em uma busca. Todo mundo quer estar na primeira página, de preferência no primeiro lugar, e sem pagar. Esse é o melhor dos mundo. Então, por isso é interessante você acompanhar essa busca entre os profissionais de SEO - Search Engine Optimization, em português Otimização para mecanismos de busca - e também entender como o mecanismo de busca indexa e o que é mais relevante para ele, para você poder subir nessa relevância, esclarece Carolina.
Comente a matéria
quarta-feira, 23 de setembro de 2009
Olhar Digital: O segredo dos mecanismos de buscas
Marcadores:
Bing,
Google,
grandes líderes,
sites de busca,
TI,
Yahoo
Assinar:
Postar comentários (Atom)







Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por deixar seu comentário.