quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Apple lança seu tablet, o iPad!

Apple lança seu tablet, o iPad!

“Ele é bem melhor que um laptop, bem melhor que um telefone. Você pode virá-lo para qualquer lado e ver a tela inteira: é fenomenal”. Foi assim que o CEO da Apple, Steve Jobs, definiu o iPad, o tão aguardado tablet da companhia. O preço? Bom, nos Estados Unidos o aparelho começará a ser vendido por US$ 499.

O gadget lançado nesta tarde em San Francisco, nos Estados Unidos, pesa 680 gramas, tela multitoque de 9,6 polegadas, tem 1,5 centímetro de espessura e, segundo a companhia, a bateria terá fôlego para agüentar até 10 horas de reprodução de vídeo. E pasmem, no modo stand by, o aparelho sobreviverá por até um mês sem a necessidade de recarga.

Durante a apresentação, o CEO acessou o YouTube e rodou um vídeo em alta-definição, além de também mostrar o filme Star Trek. O iPad foi classificado pela Apple como um aparelho entre os notebooks e smartphones

O novo brinquedinho terá acesso rápido a iTunes Store - a loja virtual da Apple -, permitirá navegação na web, visualização de emails, fotos, vídeos, músicas, jogos e leitura de livros digitais – estaria aí um grande concorrente do Kindle, da Amazon?

A resposta é sim! Ao mesmo tempo, a companhia aproveita para lançar o iBook, um aplicativo para o iPad que permite ao usuário baixar diversos livros e ler diretamente no gadget. Para isso, foram fechadas parcerias com grandes editoras, como a Penguin, Simon & Shuster, Macmillian, HarperCollins e Hachett.

“É um e-book. A Amazon desenvolveu um grande trabalho sendo pioneira na área, e nós vamos nos apoiar neles desta vez. Nosso novo aplicativo chama iBooks”, anunciou Jobs.

O iPad também terá ótimo suporte a jogos. Durante a apresentação, estiveram desenvolvedores de games, como a Gameloft, e a Eletronic Arts - que demonstrou no aparelho o Need for Speed Shift.

Serviços em nuvem crescerão 45% em 2010

Serviços em nuvem crescerão 45% em 2010

O ano de 2010 será o período de amadurecimento e de expansão da cloud computing na América Latina. Quem afirma é o vice-presidente de pesquisa e consultoria da IDC para América Latina, Ricardo Villate, que prevê o crescimento do volume de negócios provenientes de serviços baseados na nuvem em 45%.

O especialista explica que a oferta de aplicações, baseadas na computação em nuvem, deve permanecer como um modelo de negócios ainda pouco representativo para a indústria de TI em 2010, sendo que os investimentos hoje giram em torno de 1% do total que o mercado corporativo investe em tecnologia. O executivo espera que o setor triplique o tamanho em até cinco anos.

Redes sociais: 150 amigos e nada mais, diz estudo

Redes sociais: 150 amigos e nada mais, diz estudo

Você é daquelas pessoas que possuem centenas e centenas de amigos em redes sociais como Orkut, Twitter e Facebook? Bom, então não vá se gabando, pois uma pesquisa indica que o cérebro humano consegue administrar até 150 amigos – ou as chamadas relações estáveis.

O dono da afirmação é o antropólogo Robin Dunbar, pesquisador da Universidade de Oxford, na Inglaterra. A pesquisa, realizada no início da década de 90, é baseada em testes feitos com nossos parentes primatas e estudos de diversos grupos sociais que já passaram pela Terra.

Cientificamente falando, o problema de limitação pode ser causado pelo pouco desenvolvimento do neocortex cerebral dos seres humanos. Parte da pesquisa foi publicada pelo jornal londrino The Sunday Times.

Obama responderá perguntas enviadas pelo Youtube

Obama responderá perguntas enviadas pelo Youtube

A Casa Branca criou mais um projeto para aumentar a interação com os internautas. Com o uso do canal Citizentube, do Youtube, os usuários do portal de vídeos poderão enviar suas perguntas em vídeo ou texto para o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. As questões serão avaliadas pelos próprios internautas e as mais votadas serão apresentadas ao presidente.

O espaço para perguntas estará disponível no site já nesta semana, no entanto, ainda não foi divulgada a data em que o presidente responderá os usuários da rede.

O tradicional discurso do Estado da União, que acontece nesta quarta-feira, também será exibido no canal Citizentube e no aplicativo da Casa Branca para iPhone.

Hacker garante ter desbloqueado o PS3

Hacker garante ter desbloqueado o PS3

O hacker americano George Hotz garante ter desbloqueado o Playstation 3, da Sony. Hotz ficou conhecido quando, ainda adolescente, quebrou o código do iPhone, da Apple, em 2007. As informações sobre o ataque foram relatadas à BBC.

O hacker informa que está aprimorando a técnica e logo deve divulgar os resultados na internet. A ação permite que o console rode jogos piratas ou sofwtares caseiros. Até então, o PS3 era o único videogame que ainda não havia sido hackeado.

Segundo Hotz, foram necessárias cinco semanas para quebrar o código, sendo que três foram dedicadas apenas ao estudo do sistema do aparelho. O trabalho de pesquisa hacker foi feito no meio do ano passado, o restante do ataque foi concluído no final de 2009. O americano ainda informa que a quebra foi realizada utilizando 5% de hardware e 95% de sofwtare.

Porta-voz da Sony diz que a companhia investiga as afirmações e deve se pronunciar quando possuir mais detalhes sobre o caso.

Chrome 4 ganha versão estável e está mais veloz

Chrome 4 ganha versão estável e está mais veloz

O Google já permite que os internautas façam o download da versão estável do Chrome 4 para o sistema operacional Windows. A atualização do navegador permite que os usuários tenham acesso aos favoritos a partir de qualquer máquina.

Além disso, segundo o Google, o browser ganhou mais compatibilidade ao novo padrão HTML 5 e velocidade no motor v8. A nova versão também permite a instalação de add-ons e plug-ins.

Os desenvolvedores também ganharam novas ferramentas aperfeiçoadas. Para fazer o download do Chrome 4, clique AQUI.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Internet móvel: 1,5 bi de assinaturas em 2013

Internet móvel: 1,5 bi de assinaturas em 2013

As assinaturas de banda larga móvel deverão saltar para 1,5 bilhão em 2013, segundo pesquisa da empresa de soluções para comunicação Acision, em parceria com a Cisco, fabricante de hardware para redes. Em 2008 eram pouco menos de 200 milhões.

A maior parte dessa expansão acontecerá na região da Ásia-Pacífico (cerca de 400 milhões), seguida da Europa Ocidental (300 milhões, aproximadamente) e da América do Norte (200 milhões).

Segundo o estudo, em 2013 o número de acessos via aparelho móvel será aproximadamente seis vezes maior que o via PCs portáteis.

O acesso a internet via dispositivos móveis é considerada pelo Fórum Econômico Mundial o "agente da mudança" para o progresso econômico e social, de acordo com relatório divulgado nesta segunda-feira, 18 de janeiro.

Nokia disponibilizará GPS gratuitamente

Nokia disponibilizará GPS gratuitamente

A Nokia anunciou que vai popularizar o GPS em seus dispositivos móveis, ou seja, todo mundo que portar um aparelho capaz de visualizar o serviço, contará com ele gratuitamente! A partir de hoje, 21 de janeiro, a empresa anuncia a oferta gratuita do serviço Ovi Mapas em 10 aparelhos da companhia, em todo o mundo, incluindo GPS orientado por voz e sua integração a redes sociais.

O Brasil está entre os 180 países que terão acesso ao serviço de mapas, com pontos turísticos em 3D, e recurso de GPS guiado por voz em 46 idiomas (incluindo o português) para rotas de carro e a pé.

Durante os caminhos que você traçará com seu aparelho, o serviço disponibilizará a integração com o Facebook, criando um elo direto de comunicação com seus amigos.

No Brasil, o serviço já pode ser usado nos aparelhos Nokia 5800 e 6710 Navigator e nas próximas semanas, o modelo N97 também será compatível com o serviço. Até o fim de abril, a base contemplará 7 aparelhos, incluindo o smartphones Nokia E72 e modelos mais populares como o 5230.

A partir de hoje, 20 milhões de aparelhos da fabricante finlandesa já podem usar o serviço, por meio do portal www.nokia.com.br/mapas ou pelo próprio aparelho.

Número mundial de buscas pela web cresce 46% em dezembro

Os usuários de internet realizaram mais de 131 bilhões de pesquisas por meio de ferramentas de buscas em dezembro do ano passado, o que representa um crescimento de 46% na comparação com o mesmo mês de 2008, segundo pesquisa da comScore.

O número significa que foram feitas 4 bilhões de buscas pela web por dia, 175 milhões por hora e 29 milhões por minuto. Os Estados Unidos lideraram o ranking de buscas feitas na rede mundial, com um total de 22,7 bilhões. Em seguida, vieram China e Japão.

O Brasil somou 3,76 bilhões de buscas na web em dezembro do ano passado, número 54% superior na comparação anual. Com este salto, o país subiu do nono para o oitavo lugar no ranking, ultrapassando o Canadá.

Na disputa pela audiência, o líder em buscas pela internet continuou sendo o Google, que em dezembro contabilizou 87,8 bilhões de pesquisas feitas por meio de seus sites, alta de 58%. Em segundo lugar ficaram os sites do Yahoo, com 9,44 bilhões, aumento de 13%. Na terceira posição ficou o Baidu.com, site chinês de buscas, que foi responsável por 8,53 bilhões, avanço de 7%. Mas o principal destaque foi o Bing, da Microsoft, que registrou crescimento de 70% no número de buscas pela web, totalizando 4,09 bilhões em dezembro.

Google desiste de sair da China

Depois de ameaçar sair da China por causa de um suposto esquema de vigilância e sabotagem virtual, o Google declarou na quinta-feira, 21, que deve continuar no país. Segundo informações do Financial Times, apesar de sua luta contra a censura digital, imposta pelo governo chinês, o site pode fechar somente seu negócio de busca no país.

O CEO do Google, Eric Schmidt, não quis comentar sobre as conversações que a empresa vem mantendo com os órgãos reguladores chineses, mas enfatizou a intenção de combater a censura à internet. "É importante esclarecer que não estamos saindo da China, temos bons negócios lá. Nossas discussões têm sido sobre as leis de censura impostas pelo governo e nada mais", explicou.

Em relação ao acirramento da disputa com a Apple, Schmidt procurou amenizar o fato, dizendo que "as estruturas de negócios com a Apple continuam muito estáveis". O executivo se recusou a falar ao jornal britânico sobre a possível substituição de seu site pelo Bing no iPhone, da Apple.

Microsoft libera patch de correção de falhas para o Explorer

Microsoft libera patch de correção de falhas para o Explorer



Microsoft liberou na quarta-feira, 21, uma atualização de segurança para todas as versões do Internet Explorer, desde a versão 6, contra a vulnerabilidade recém- descoberta que permitiu ciberataques a empresas na China e em outros países na semana passada.

Segundo a empresa, o patch de correção de falhas para todas as versões do navegador para o Windows 2000, Windows XP, Windows Server 2003, Windows Vista, Windows Server 2008, Windows 7, e Windows Server 2008 R2 está disponível para donwload no endereço http://www.microsoft.com/brasil/technet/security/bulletin/MS10-002.mspx

Além disso, como já havia frisado anteriormente, a Microsoft recomendou aos usuários das versões antigas do navegador que façam a migração para o Internet Explorer 8.

Reclamações por 1000 assinantes na Anatel (Dezembro/09)

Reclamações por 1000 assinantes na Anatel (Dezembro/09)

Apresenta-se a seguir o ranking de reclamações na Central de atendimento da Anatel em 2009.

Operadoras
Dez/07
Dez/08
Mar/09
Jun/09
Set/09
Dez/09
BRASIL TELECOM GSM
0,329
0,529
0,683
0,536
0,495
0,431
OI CELULAR
0,285
0,342
0,509
0,519
0,505
0,379
TIM
0,45
0,44
0,448
0,314
0,356
0,357
CLARO
0,145
0,248
0,349
0,408
0,415
0,321
VIVO
0,198
0,182
0,225
0,163
0,236
0,263
CTBC CELULAR
0,499
0,332
0,174
0,248
0,191
0,245
AEIOU
-

-

0,476
0,257
0,050
0,197
SERCOMTEL CELULAR
0
0,024
0,192
0,162
0,144
0,141
TELEMIG CELULAR*
0,277
0,211
-
-
-
-
AMAZÕNIA CELULAR**
0,084
0,136
-
-
-
-

*Os dados passaram a ser incorporados na Vivo.

**Os dados passaram a ser incorporados na Oi.

Reclamações por motivo ofensor na Anatel (Dezembro/09)

Apresenta-se a seguir o ranking de reclamações por motivo ofensor na Central de atendimento da Anatel em 2009.

Motivos
Mar/09
Jun/09
Set/09
Dez/09
Acumulado
Cobrança
29,9%
31,5%
36,2%
34,4%
33,0%
Atendimento
13,2%
14,7%
14,6%
12,7%
14,6%
Serviços Adicionais
11,9%
13,0%
11,7%
10,3%
11,9%
Promoções
10,9%
7,9%
6,2%
6,0%
8,1%
Reparo
4,1%
3,9%
4,6%
5,5%
4,3%
Cancelamento
4,0%
3,9%
3,4%
5,2%
3,9%
Bloqueio
3,7%
3,8%
3,6%
4,1%
3,9%
Planos de Serviço
4,5%
3,7%
3,6%
4,0%
3,8%
Desbloqueio
3,9%
4,0%
3,5%
3,4%
3,8%
Código de acesso
3,8%
-
-
3,3%
0,6%
Habilitação
-
3,5%
3,1%
-
2,6%
Demais Motivos
10,1%
10,1%
9,6%
11,0%
9,6%
Total
57.646
53.962
60.852
56.911
670.660

Reclamações por 1000 assinantes na Anatel (2008)

Apresenta-se a seguir o ranking de reclamações na Central de atendimento da Anatel em 2008.

Reclamações por 1000 assinantes na Anatel (Jan-Jun/08)

2008 Jan Fev Mar Abr Mai Jun
BrT 0,329 0,378 0,331 0,298 0,292 0,279
Oi 0,362 0,313 0,384 0,490 0,539 0,473
Tim 0,407 0,417 0,500 0,433 0,398 0,380
Claro 0,173 0,264 0,311 0,393 0,310 0,308
Telemig 0,280 0,287 0,322 0,448 0,476 0,375
CTBC 0,756 0,817 0,513 0,294 0,293 0,192
Amazônia 0,102 0,106 0,125 0,160 0,170 0,215
Vivo 0,204 0,211 0,218 0,206 0,224 0,263
Sercomtel 0,000 0,042 0,099 0,057 0,144 0,142

Reclamações por 1000 assinantes na Anatel (Jul-Dez/08)

2008 Jul Ago Set Out Nov Dez
BrT 0,515 0,391 0,423 0,379 0,476 0,529
Oi 0,406 0,386 0,383 0,422 0,361 0,342
Tim 0,415 0,402 0,404 0,417 0,363 0,440
Claro 0,294 0,255 0,253 0,310 0,295 0,248
Telemig 0,280 0,238 0,222 0,287 0,233 0,211
CTBC 0,280 0,226 0,149 0,170 0,158 0,332
Amazônia 0,200 0,201 0,253 0,284 0,181 0,136
Vivo 0,242 0,218 0,183 0,242 0,193 0,182
Sercomtel 0,070 0,070 0,125 0,094 0,104 0,024

Reclamações por 1000 assinantes na Anatel (2007)

Apresenta-se a seguir o ranking de reclamações na Central de atendimento da Anatel em 2007.

Reclamações por 1000 assinantes na Anatel (Jan-Jun/07)

2007 Jan Fev Mar Abr Mai Jun
Oi 0,2311 0,188 0.251 0,236 0,266 0,224
BrT GSM 0,4514 0,294 0,364 0,292 0,345 0,368
Tim 0,3236 0,240 0,314 0,247 0,331 0,316
Vivo 0,3579 0,257 0,354 0,284 0,340 0,281
Telemig Celular 0,2041 0,149 0,193 0,229 0,265 0,225
CTBC Cel. 0,2555 0,207 0,273 0,359 0,264 0,237
Claro 0,2039 0,160 0,190 0,157 0,214 0,177
Amazônia 0,0694 0,065 0,052 0,079 0,108 0,078
Sercomtel Celular 0,0565 0,056 0,163 0,099 0,054 0,054

Reclamações por 1000 assinantes na Anatel (Jul-Dez/07)

2007 Jul Ago Set Out Nov Dez
CTBC Cel. 0,221 0,229 0,238 0,297 0,437 0,499
Tim 0,329 0,389 0,393 0,385 0,471 0,450
BrT GSM 0,364 0,335 0,351 0,521 0,394 0,329
Oi 0,354 0,508 0,407 0,380 0,379 0,285
Telemig Celular 0,263 0,266 0,246 0,298 0,299 0,277
Vivo 0,284 0,290 0,234 0,253 0,232 0,198
Claro 0,197 0,175 0,144 0,159 0,142 0,145
Amazônia 0,080 0,074 0,083 0,097 0,104 0,084
Sercomtel Celular 0,044 0,034 0,048 0,089 0,027 0,000

Quem irá liderar o crescimento do celular em 2010?

Vivo e Claro são as principais candidatas a liderar o crescimento do celular em 2010. Oi e Tim terão que apresentar mudanças significativas no seu desempenho para que possam participar desta disputa.

A Vivo liderou o crescimento do celular em 2009 e a Claro em 2007 e 2008.

Em 2009, a Vivo conquistou a liderança em adições liquidas em dezembro, quando ultrapassou a Oi. Vivo e Claro costumam apresentar adições líquidas superiores às da Oi em datas comemorativas devido à venda de telefones celulares subsidiados.

Vivo e Claro lideraram o crescimento do celular no 2º semestre de 2009, enquanto a Oi, que liderou o crescimento do celular no 1º semestre com adições líquidas de 3,9 milhões de celulares viu este número cair para 2,2 milhões no 2º semestre, muito inferior aos 4,9 e 3,9 milhões da Vivo e da Claro no semestre.

O crescimento da Oi está sendo sustentado por São Paulo (região III) onde conseguiu 80% de suas adições líquidas no 2º semestre de 2009.

Com um market share de 12% dos celulares do estado (Dez/09) a Oi deve enfrentar dificuldades para manter este ritmo de crescimento em 2010. A Vivo superou a Oi em São Paulo em Dez/09 com adições líquidas de 400 mil celulares, contra 348 mil da Oi.

A Oi vem apresentando baixo desempenho na região I. onde pode perder a liderança para a Vivo em 2010. A diferença que separa a Vivo da Oi nesta região caiu de 4,4 milhões em 2008 para 1,6 milhões em 2009. A Oi não está também conseguindo acelerar o seu crescimento na Região II, situação que pode se tornar ainda mais delicada com a decisão da Oi de paralisar a integração com a BrT enquanto revê as condições de compra desta operadora.

A Tim por sua vez vem apresentando um desempenho inferior ao da Vivo e da Claro e está sendo afetada pelas dificuldades que enfrenta a Telecom Italia.

Vivo e Claro vêm seguindo estratégias semelhantes com investimento em 3G, crescimento da base póspaga e controle do churn. Estes são alguns dos fatores que colocam as duas operadoras em posição de vantagem para liderar o crescimento do celular em 2010.

Operação Pandora: STF garante direito de silêncio ao presidente da CTIS Tecnologia


Operação Pandora: STF garante direito de silêncio ao presidente da CTIS Tecnologia

O ministro Gilmar Mendes, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu nesta segunda-feira, 25/01, liminar em Habeas Corpus para garantir ao proprietário da empresa CTIS, Avaldir da Silva Oliveira, o direito de permanecer em silêncio no depoimento que deve prestar à Polícia Federal, na próxima quarta-feira, 27/01, às 10 horas, sobre o suposto esquema de corrupção no governo Distrito Federal, denunciado pelo ex-secretário de Relações Institucionais do GDF, Durval Barbosa, no final de 2009.

A empresa foi citada por Barbosa como integrante de um suposto esquema de corrupção montado no governo do Distrito Federal, que envolveria o próprio governador, José Roberto Arruda (sem partido), secretários de estado e parlamentares da Câmara Legislativa do DF. E

"O direito ao silêncio, que assegura a não produção de prova contra si mesmo, constitui pedra angular do sistema de proteção dos direitos individuais e materializa uma das expressões do princípio da dignidade da pessoa humana", ressaltou em sua decisão o ministro Gilmar Mendes.

Nesse sentido, o ministro lembrou que a Constituição de 1988 atribuiu significado impar aos direitos individuais. “A colocação do catálogo dos direitos fundamentais no início do texto constitucional denota a intenção do constituinte de emprestar-lhes significado especial”, explicou.

Para o presidente do STF, o exame dos autos deixa claro que a notificação do executivo para comparecer à Polícia Federal está ligada ao fato de ele ser diretor Presidente da empresa CTIS Informática Ltda., investigada nos autos do Inquérito 650, em tramitação no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

“Tal fato, aliado ao teor do documento de intimação encaminhado ao paciente [Avaldir], do qual consta a convocação para prestar esclarecimentos com o vago objeto de ‘prestar esclarecimentos no interesse da justiça’, justifica o receio do paciente de ser conduzido à autoincriminação”, concluiu o ministro.

Gilmar Mendes deferiu liminar para que a Avaldir seja concedido o tratamento próprio à condição de investigado, assegurando-lhe o direito de, em todas as convocações para prestar esclarecimentos perante autoridade policial nos autos do INQ 650/STJ, ser acompanhado e assistido por advogado, bem como de com ele entrevistar-se a qualquer tempo; de não firmar compromisso na qualidade de testemunha; e de permanecer calado.

Ao determinar a expedição do salvo conduto, o ministro fez questão de ressalvar que com relação aos fatos que não impliquem autoincriminação, persiste a obrigação de o presidente da CTIS prestar as informações requeridas.

Pesquisar este blog